sábado, 24 de maio de 2008


O núcleo de Macaé (RJ) do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) iniciou uma campanha em defesa do Colégio Estadual Luiz Reid (foto acima), mobilizando a comunidade escolar e autoridades parlamentares para barrar os ataques ao patrimônio público. Quatro salas de aula do prédio principal da escola foram entregues para a utilização por uma faculdade particular, que pretende abrir quatro novos cursos no local.

Durante todo o ano de 2007, a comunidade escolar se manteve em mobilização permanente para evitar a perda do patrimônio público. A direção da Coordenaria de Educação Norte Fluminense 2 (CNF2), porém, não deu ouvidos às reclamações e apoiou a idéia da entrega das salas, além de reprimir a mobilização na escola.

A denúncia de oito professores à polícia, acusados de injúria depois da realização de uma passeata, foi só uma das atitudes repressivas tomadas pela direção da CNF2, numa nítida demonstração de falta de democracia e de intimidação do movimento. A denúncia redundou num processo judicial contra os oito profissionais de educação na comarca de Macaé.