quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Senado acaba com o voto secreto para a cassação



O Senado Federal aprovou na noite desta quarta-feira projeto de resolução que acaba com as sessões secretas no plenário da Casa em votações de processos de cassação. Após o desgaste provocado à Casa Legislativa com a sessão secreta que absolveu o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no primeiro processo por quebra do decoro parlamentar, os senadores aprovaram em votação simbólica o projeto.
A aprovação do projeto foi uma das condições impostas pelo DEM e o PSDB para o fim da obstrução às votações no plenário do Senado. Em acordo firmado com o governo, os partidos concordaram em liberar a pauta de votações da Casa para que o projeto fosse aprovado. Os senadores votaram nesta quarta-feira cinco medidas provisórias para destrancar a pauta.
A oposição cobra, agora, a votação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que acaba com as votações secretas no Congresso. Ao contrário do projeto aprovado esta noite pelo Senado, a PEC terá uma tramitação lenta --uma vez que precisa de quorum qualificado para votação no plenário da Casa, além de ser apreciada em dois turnos.
Bom, pelo menos um passo à frente foi dado, mas ainda precisaremos de muitos para compensar o enorme atraso que rendeu a absolvição de Renan, que nos atrasou vários quilômetros no sentido da ética e da verdadeira função da política - o bem-estar social.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Barat pede renúncia da Diretoria da Anac




O Ministério da Defesa anunciou nesta terça-feira a saída de Josef Barat da direção de relações internacionais da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Barat é o quarto diretor da agência a deixar o cargo desde que a crise aérea começou, em com a queda do vôo 1907 da Gol, há cerca de um ano. Nas últimas semanas pediram demissão das diretorias a que pertenciam Denise Abreu, Leur Lomanto e Jorge Veloso. Dos integrantes da cúpula da agência, resta apenas o diretor-presidente, Milton Zuanazzi.
De acordo com a Defesa, Barat entregou sua carta de demissão na tarde de terça. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, aceitou o pedido de demissão.
Em sua carta de demissão, Barat diz que saiu por "razões de foro íntimo". Ele também alegou que suas convicções conflitaram com o que ele presenciou ao longo do exercício de suas funções e que tentou na diretoria identificar os gargalos estruturais do setor.
Barat ofereceu ainda a Jobim sua colaboração ao ministro na ordenação do sistema de aviação. "A minha visão da crise da aviação civil é mais ampla e abrangente do que aquela que vinha sendo exposta anteriormente à posse de Vossa Excelência no Ministério da Defesa."
Ontem, Jobim disse que espera poder anunciar até o fim desta semana a renovação completa da diretoria da Anac. Por enquanto, não há substituto para Barat.
Aos poucos a Diretoria fatal da Anac vai se esvaindo, menos Milton Zuanazzi (atual presidente), e é incrível como uma pessoa como Josef Barat, estudado e com capacidade para melhorar e evitar a crise aérea, foi complacente com toda essa situação, se corrompendo ao ponto de deixar a Diretoria da Anac - quem não deve não teme.
A foto sarcástica acima foi retirada do site dele que é:
Onde ele aconselha sobre a crise aérea, tudo com uma visão de expectador, mas, se ele estava na Diretoria, agir e influenciar à todos para que agissem também e fazer algo não seria papel dele? A acomodação (e o conscentimento) foi por falta de vontade ou por interesses em toda essa situação?

terça-feira, 18 de setembro de 2007

CPMF será prorrogada, será que realmente é o Brasil que vence?




O governo federal se prepara para editar uma MP (medida provisória), onde ele revoga três das quatro medidas que trancam a pauta de votações da Câmara dos Deputados, com a alíquota de 0,38%.

A decisão foi tomada nesta terça-feira durante reunião de líderes da base aliada, comandada pelo líder do governo na Câmara, José Múcio Monteiro (PTB-PE). Até ontem à noite, o governo evitava tomar essa posição, e o objetivo do governo é colocar a proposta em votação na noite desta quarta-feira, em sessão extraordinária da Câmara.

Na verdade, o governo federal tomou uma atitude já prevista por muitos, pois a CPMF teria uma difícil aprovação por meios tradicionais, e diante disso, nada melhor do que usar a forte e opressora máquina do Estado Federativo Brasileiro.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Estamos de Luto!




Depois da vergonhosa absolvição do presidente do senado Renan Calheiros, declaro que estou de luto. Luto pelo senado brasileiro que está praticamente falecido pelo acontecimento de ontem, votação secreta, socos, confusão e comemoração da absolvição de uma quebra de decoro que já foi constatada e provada.
E quem é afinal o responsável de tudo isso?
No fundo, no fundo somos nós mesmos, que vulgarizamos a política e deixamos que nela permaneçam pessoas indignas de nossa confiança.
.
Quando tomaremos uma atitude e nos rebelaremos contra esses vermes corrosivos?

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Secretária do RS quer cortar gastos com a Educação!


Estudantes do Ensino Médio de uma tradicional escola de Porto Alegre (RS) fizeram uma manifestação ontem por causa de algumas providências tomadas pela Secretária de Educação, Mariza Abreu (acima na foto).
Os Estudantes ficaram o dia inteiro acampados em frente a escola e até dormiram por lá, com o apoio dos professores.
Mariza Abreu, quer ampliar o número de alunos por sala de aula, de 20 para 50, justificando como uma forma de melhorar a gestão financeira e os recursos humanos da secretaria, e ainda nos deixou uma frase: " Não há relação entre aumento de turmas com a taxa de aprovação e aprendizagem dos alunos".
Os alunos que prostetavam deixaram a escola no final da tarde de ontem, sem um grande êxito na manifestação, pois das 2.856 escolas, 745 já fizeram reorganizações, reduzindo cerca de 1.590 turmas, gerando mais desemprego para os professores e principalmente mais ensino ruim, deplorando a educação e consequentemente o futuro de todo o estado do Rio Grande do Sul.
Deixo aqui todo o meu apoio aos estudantes gaúchos.