quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Senado acaba com o voto secreto para a cassação



O Senado Federal aprovou na noite desta quarta-feira projeto de resolução que acaba com as sessões secretas no plenário da Casa em votações de processos de cassação. Após o desgaste provocado à Casa Legislativa com a sessão secreta que absolveu o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no primeiro processo por quebra do decoro parlamentar, os senadores aprovaram em votação simbólica o projeto.
A aprovação do projeto foi uma das condições impostas pelo DEM e o PSDB para o fim da obstrução às votações no plenário do Senado. Em acordo firmado com o governo, os partidos concordaram em liberar a pauta de votações da Casa para que o projeto fosse aprovado. Os senadores votaram nesta quarta-feira cinco medidas provisórias para destrancar a pauta.
A oposição cobra, agora, a votação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que acaba com as votações secretas no Congresso. Ao contrário do projeto aprovado esta noite pelo Senado, a PEC terá uma tramitação lenta --uma vez que precisa de quorum qualificado para votação no plenário da Casa, além de ser apreciada em dois turnos.
Bom, pelo menos um passo à frente foi dado, mas ainda precisaremos de muitos para compensar o enorme atraso que rendeu a absolvição de Renan, que nos atrasou vários quilômetros no sentido da ética e da verdadeira função da política - o bem-estar social.

Nenhum comentário: