segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Guerrilheiros são mortos no Sri Lanka!

Ao menos 23 guerrilheiros tâmeis morreram nas últimas 24 horas em combates travados com o Exército cingalês no norte do Sri Lanka, informou hoje em comunicado o Ministério da Defesa.
No confronto mais sangrento, oito membros da guerrilha dos Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE) morreram ontem e dois de seus refúgios ficaram completamente destruídos em Kallikullam no distrito de Vavuniya (norte). Outros três rebeldes tâmeis morreram em um combate diferente nesse mesmo distrito. Em Mannar, o Exército cingalês matou outros 11 guerrilheiros em vários choques armados nos quais um bunker dos rebeldes foi destruído, segundo a apuração oficial. Outro membro dos LTTE morreu em Jaffna em um confronto no qual dois soldados cingaleses ficaram feridos.
Os tigres tâmeis lutam há décadas pela independência do norte e o leste do Sri Lanka, onde a etnia tâmil é majoritária, frente à cingalesa que domina o resto do Estado insulano.
Em janeiro, o Sri Lanka voltou ao estado de guerra depois que o governo rompeu unilateralmente o acordo de cessar-fogo vigente desde o ano 2002, embora este fosse válido só no papel porque os combates entre os lados foram constantes durante todo o ano passado.

Nenhum comentário: