terça-feira, 25 de dezembro de 2007
E as Obras do Velho Chico continuam ...
Após deixar a UTI do hospital Memorial de Petrolina (PE), o bispo de Barra (BA), Luiz Flávio Cappio anunciou no dia 20 o fim da greve de fome que avançava para o seu 24º dia. O fim da greve se deu após inúmeros pedidos de familiares, amigos e dirigentes de movimentos sociais e populares. O frei foi internado na tarde do dia anterior, após desmaiar ao ser informado que o Supremo Tribunal Federal decidira liberar a continuidade das obras de transposição do Rio São Francisco. Extremamente debilitado, Frei Cappio, de 61 anos, já enfrentava problemas renais, sangramento nos lábios e dores no corpo além de ter perdido 9 quilos. Apesar de inúmeras tentativas de negociação com o governo, Lula se mantinha intransigente, recusando-se até mesmo a suspender temporariamente as obras para discutir o projeto de transposição. No dia 19, 23º dia de jejum, o frei divulgou 8 condições para pôr fim à greve de fome, entre elas a interrupção das obras e a retirada do exército do local. O governo, porém, negou-se mais uma vez a abrir negociação, colocando a vida do frei em perigo. Ao perder qualquer ilusão no governo, Cappio esperava que o STF determinasse a paralisação das obras. No entanto, assim como o governo, a Justiça também revelou seu caráter de classe, atuando em benefício de fazendeiros e das multinacionais.O anúncio do fim da greve ocorreu durante missa campal realizada em frente à Igreja de São Francisco, em Sobradinho (BA), local de jejum do frei. A missa foi acompanhada por cerca de mil pessoas, entre fiéis e representantes de movimentos sociais. Com o frei ainda frágil, a carta de Cappio precisou ser lida por um assessor.
A transposição do rio continua, mas o governo Lula sai desgastado da greve de fome. Além de romper com o acordo realizado dois anos atrás com o bispo, durante sua primeira greve de fome, Lula se manteve intransigente desta vez. Mais do que isso, lançou-se numa raivosa ofensiva contra o frei.O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), divulgou artigo atacando e ridicularizando o protesto de dom Cappio. Geddel, ao mesmo tempo em que ataca o frei, reconhecida e respeitada liderança social na região, protagoniza um típico caso de fisiologismo e a política do “toma-lá-da-cá”. De opositor ao projeto, o ministro passou a ser árduo defensor da transposição tão logo assumiu a cadeira da Integração, após obscuras negociações entre seu partido e governo. Geddel mereceu uma resposta de Cappio. A fim de desmoralizar Dom Cappio, o governo teve ainda a ajuda de personalidades reconhecidas entre a esquerda. O jornalista, professor da USP e ex-assessor de comunicação da Presidência, Bernardo Kucinski, chegou ao cúmulo de divulgar um artigo com o seguinte título infame: “O Bispo de Barra quer morrer”. Durante os mais de vinte dias de protesto, o governo revelou seu caráter autoritário, cruel e neoliberal. Lula não só não negociou como, pessoalmente, ridicularizou o protesto do frei e de milhares de ativistas de movimentos sociais e populares que lutam contra a transposição. ”Eu sei o que é de greve de fome, dá uma fome danada”, chegou a comentar em tom de brincadeira durante café da manhã com jornalistas em Brasília, enquanto o bispo estava internado na UTI.
sexta-feira, 16 de novembro de 2007
Aplausos para Lula!
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, comemorou ontem as declarações do colega Lula, nas quais o brasileiro diz que não é possível criticar a Venezuela por falta de democracia. Ao participar de um programa de rádio, Chávez --em campanha pela reforma constitucional que prevê o direito de reeleição ilimitada-- leu ao vivo as frases do presidente brasileiro em sua defesa e completou: "Nosso modelo socialista é eminentemente democrático".
Um dos trechos mais festejados por Chávez foi a definição de democracia apresentada por Lula com base no exemplo da Venezuela: "Eu acho que na democracia é assim, a gente submete aquilo que a gente acredita ao povo e o povo decide e a gente acata o resultado. Porque senão não é democracia".
O presidente da Venezuela pediu aplausos ao seu colega brasileiro assim que terminou de ler a declaração na rádio.
As informações sobre a entrevista foram publicadas em texto distribuído pelo Ministério do Poder Popular para a Comunicação e a Informação.
O informe também relata que "o chefe do Estado venezuelano destacou o companheirismo de Lula da Silva" e afirma que Chávez deixou claro que 'o modelo socialista que está em construção na Venezuela e que se fortalecerá com a aprovação do projeto de reforma constitucional apresentada em agosto passado e que será submetida a referendo no próximo dia 2 de dezembro é eminentemente democrático".
A Venezuela enfrentou protestos de estudantes e entidades sociais contra a reforma constitucional proposta por Hugo Chávez.
Outro trecho comemorado por Chávez, segundo o informe do governo, foi a defesa direta do venezuelano por Lula.
"Podem criticar o Chávez por qualquer outra coisa, inventem uma coisa para criticar. Agora, por falta de democracia na Venezuela não é. Estou há cinco anos no poder e vou chegar a oito anos, eu participei de duas eleições (...). E na Venezuela já teve três referendos, já teve três eleições não sei para quê, quatro plebiscitos, ou seja, o que não falta é discussão."
Lula falou anteontem sobre o venezuelano ao ser questionado, no Itamaraty, se ficou constrangido devido à contenda entre Chávez e o rei Juan Carlos, da Espanha, no fim de semana, em reunião de cúpula no Chile.
Chávez está se tornando um ditador na Venezuela, atrás da proposta do "socialismo", ele cada vez mais cassa os direitos da população, com censura à televisão e essa proposta de uma nova constituição que será votada em breve, onde ostrabalhadores e os cidadãos ficam praticamente de mãos atadas com os direitos praticamente ilimitados que Chávez ganhará se a proposta for aceita. Mas, com a tv censurada, qual será a base que a população venezuelana está tendo para poder escolher com conciência? Chávez está iludindo a população com seu populismo, e o nosso presidente Lula está indo atrás, com reformas na previdência, reformas no ensino superior público (Reuni), etc. Essas medidas só mostram que Lula e Chávez estão cada vez mais amigos, ambos traíram as promessas feitas em suas carreiras políticas, e hoje, abusam do poder.
terça-feira, 9 de outubro de 2007
Oscar Maroni quer ser candidato à prefeitura de São Paulo!
O empresário Oscar Maroni Filho, proprietário da boate Bahamas, anuncia hoje à noite a sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo. Filiado ao PT do B, Maroni disse que o partido escolherá seu candidato nas eleições municipais de 2008 daqui a seis meses em convenção.
Entre duas plataformas de governo de Maroni está a defesa do funcionamento das casas de bingo. "Quero que São Paulo discuta a legalização dos bingos. Sou a favor dos cassinos, dos bingos e do respeito ao direito individual das pessoas."
Maroni disse que, se eleito, pretende fazer de São Paulo o maior pólo de convenções da América Latina. "Las Vegas é um centro de convenções. São Paulo tem potencial para ser o maior centro de convenções da América Latina."
Mais uma para as nossas cabeças, já não basta o Sr. Dep. Clodovil e derivados, ainda teremos que aguentar um cafetão se candidatando à prefeitura de São Paulo, de certo ele deve ter se identificado com a personalidade e com o caráter de muitos políticos brasileiros ...
Não podemos nos deixar levar por ilusionismos, pois cada vez mais estamos perdendo o real sentido da política (bem-estar social, ordem, estrutura à todos sem distinção, etc.), cada vez mais ratos estão querendo fazer parte de nosso sistema político.
Temos que nos precaver e nos conscientizar para que não aconteça uma Revolução Cubana ao contrário em São Paulo no ano de 2008.
quinta-feira, 4 de outubro de 2007
Wellington Salgado têm 3 processos no STF!
.
.
O senador Wellington Salgado (PMDB - MG) responde a três processos no STF, e pode enfrentar uma investigação por quebra de decoro parlamentar no conselho de ética, que terá denúncias analisadas pelo PSOL.
.
O senador Wellington Salgado (PMDB - MG) responde a três processos no STF, e pode enfrentar uma investigação por quebra de decoro parlamentar no conselho de ética, que terá denúncias analisadas pelo PSOL.
O inquérito mais recente do aliado de Renan Calheiros, se refere a uma denúncia do Ministério Público contra a ordem tributária, como a falta de recolhimento do imposto de renda.
É estimado que Salgado tenha sonegado cerca de 4,1 milhões, enquanto esteve no comando da Asoec (Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura), entidade mantenedora da Universo, Universidade Salgado de Oliveira.
Salgado afirmou: "seria demais" (alguém querer investigar o assunto no Conselho de Ética), porque "é um fato empresarial e anterior ao mandato".
O senador Wellington Salgado tem até uma relativa razão com essa frase, mas não podemos desvincular completamente os casos, pois o verdadeiro ponto de partida para a tomada de uma decisão é a ética e o caráter, e se ele teve essa tomada de decisão com uma instituição privada, ele terá a mesma medida de tomada de decisão com as instituições públicas.
Coitados dos nossos cofres.
.
quarta-feira, 3 de outubro de 2007
Justiça proíbe as faculdades de cobrar pelos diplomas!
Treze universidades e faculdades particulares da Grande São Paulo estão proibidas, pela Justiça Federal, de cobrar dos alunos a taxa pela emissão do diploma. O pedido feito pelo Ministério Público Federal foi aceito esta semana.
São alvo da ação a Uniban, Unicsul, PUC-SP, São Judas, Unicid, Universidade Ibirapuera, Centro Universitário Sant'Anna, Associação Educativa Campos Salles, FMU, UniFieo, São Marcos, Unisa e Unicastelo.
Com a decisão, ficam isentos do pagamento da taxa os alunos que concluirão a graduação e aqueles que ainda não retiraram seus diplomas. Quem não cumprir receberá multa diária de R$ 1.000 por aluno cobrado.
No pedido, os procuradores argumentavam que uma norma federal do Conselho Nacional de Educação proíbe as instituições privadas de cobrar porque o serviço não é extraordinário.
Na decisão, a juíza Fernanda Souza Hutzler, da 20ª Vara Federal Cível de São Paulo, afirma que "o aluno se matricula no curso para, ao final, receber o diploma registrado e reconhecido pela instituição educacional, pagando por isso ao longo de toda a sua vida acadêmica".
Estudantes de outras instituições particulares de ensino superior que forem cobrados podem enviar uma denúncia ao Ministério Público Federal pela internet.
São alvo da ação a Uniban, Unicsul, PUC-SP, São Judas, Unicid, Universidade Ibirapuera, Centro Universitário Sant'Anna, Associação Educativa Campos Salles, FMU, UniFieo, São Marcos, Unisa e Unicastelo.
Com a decisão, ficam isentos do pagamento da taxa os alunos que concluirão a graduação e aqueles que ainda não retiraram seus diplomas. Quem não cumprir receberá multa diária de R$ 1.000 por aluno cobrado.
No pedido, os procuradores argumentavam que uma norma federal do Conselho Nacional de Educação proíbe as instituições privadas de cobrar porque o serviço não é extraordinário.
Na decisão, a juíza Fernanda Souza Hutzler, da 20ª Vara Federal Cível de São Paulo, afirma que "o aluno se matricula no curso para, ao final, receber o diploma registrado e reconhecido pela instituição educacional, pagando por isso ao longo de toda a sua vida acadêmica".
Estudantes de outras instituições particulares de ensino superior que forem cobrados podem enviar uma denúncia ao Ministério Público Federal pela internet.
quinta-feira, 27 de setembro de 2007
Senado acaba com o voto secreto para a cassação
O Senado Federal aprovou na noite desta quarta-feira projeto de resolução que acaba com as sessões secretas no plenário da Casa em votações de processos de cassação. Após o desgaste provocado à Casa Legislativa com a sessão secreta que absolveu o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no primeiro processo por quebra do decoro parlamentar, os senadores aprovaram em votação simbólica o projeto.
A aprovação do projeto foi uma das condições impostas pelo DEM e o PSDB para o fim da obstrução às votações no plenário do Senado. Em acordo firmado com o governo, os partidos concordaram em liberar a pauta de votações da Casa para que o projeto fosse aprovado. Os senadores votaram nesta quarta-feira cinco medidas provisórias para destrancar a pauta.
A oposição cobra, agora, a votação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que acaba com as votações secretas no Congresso. Ao contrário do projeto aprovado esta noite pelo Senado, a PEC terá uma tramitação lenta --uma vez que precisa de quorum qualificado para votação no plenário da Casa, além de ser apreciada em dois turnos.
A aprovação do projeto foi uma das condições impostas pelo DEM e o PSDB para o fim da obstrução às votações no plenário do Senado. Em acordo firmado com o governo, os partidos concordaram em liberar a pauta de votações da Casa para que o projeto fosse aprovado. Os senadores votaram nesta quarta-feira cinco medidas provisórias para destrancar a pauta.
A oposição cobra, agora, a votação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que acaba com as votações secretas no Congresso. Ao contrário do projeto aprovado esta noite pelo Senado, a PEC terá uma tramitação lenta --uma vez que precisa de quorum qualificado para votação no plenário da Casa, além de ser apreciada em dois turnos.
Bom, pelo menos um passo à frente foi dado, mas ainda precisaremos de muitos para compensar o enorme atraso que rendeu a absolvição de Renan, que nos atrasou vários quilômetros no sentido da ética e da verdadeira função da política - o bem-estar social.
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
Barat pede renúncia da Diretoria da Anac
O Ministério da Defesa anunciou nesta terça-feira a saída de Josef Barat da direção de relações internacionais da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Barat é o quarto diretor da agência a deixar o cargo desde que a crise aérea começou, em com a queda do vôo 1907 da Gol, há cerca de um ano. Nas últimas semanas pediram demissão das diretorias a que pertenciam Denise Abreu, Leur Lomanto e Jorge Veloso. Dos integrantes da cúpula da agência, resta apenas o diretor-presidente, Milton Zuanazzi.
De acordo com a Defesa, Barat entregou sua carta de demissão na tarde de terça. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, aceitou o pedido de demissão.
Em sua carta de demissão, Barat diz que saiu por "razões de foro íntimo". Ele também alegou que suas convicções conflitaram com o que ele presenciou ao longo do exercício de suas funções e que tentou na diretoria identificar os gargalos estruturais do setor.
Barat ofereceu ainda a Jobim sua colaboração ao ministro na ordenação do sistema de aviação. "A minha visão da crise da aviação civil é mais ampla e abrangente do que aquela que vinha sendo exposta anteriormente à posse de Vossa Excelência no Ministério da Defesa."
Ontem, Jobim disse que espera poder anunciar até o fim desta semana a renovação completa da diretoria da Anac. Por enquanto, não há substituto para Barat.
Barat é o quarto diretor da agência a deixar o cargo desde que a crise aérea começou, em com a queda do vôo 1907 da Gol, há cerca de um ano. Nas últimas semanas pediram demissão das diretorias a que pertenciam Denise Abreu, Leur Lomanto e Jorge Veloso. Dos integrantes da cúpula da agência, resta apenas o diretor-presidente, Milton Zuanazzi.
De acordo com a Defesa, Barat entregou sua carta de demissão na tarde de terça. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, aceitou o pedido de demissão.
Em sua carta de demissão, Barat diz que saiu por "razões de foro íntimo". Ele também alegou que suas convicções conflitaram com o que ele presenciou ao longo do exercício de suas funções e que tentou na diretoria identificar os gargalos estruturais do setor.
Barat ofereceu ainda a Jobim sua colaboração ao ministro na ordenação do sistema de aviação. "A minha visão da crise da aviação civil é mais ampla e abrangente do que aquela que vinha sendo exposta anteriormente à posse de Vossa Excelência no Ministério da Defesa."
Ontem, Jobim disse que espera poder anunciar até o fim desta semana a renovação completa da diretoria da Anac. Por enquanto, não há substituto para Barat.
Aos poucos a Diretoria fatal da Anac vai se esvaindo, menos Milton Zuanazzi (atual presidente), e é incrível como uma pessoa como Josef Barat, estudado e com capacidade para melhorar e evitar a crise aérea, foi complacente com toda essa situação, se corrompendo ao ponto de deixar a Diretoria da Anac - quem não deve não teme.
A foto sarcástica acima foi retirada do site dele que é:
Onde ele aconselha sobre a crise aérea, tudo com uma visão de expectador, mas, se ele estava na Diretoria, agir e influenciar à todos para que agissem também e fazer algo não seria papel dele? A acomodação (e o conscentimento) foi por falta de vontade ou por interesses em toda essa situação?
terça-feira, 18 de setembro de 2007
CPMF será prorrogada, será que realmente é o Brasil que vence?
O governo federal se prepara para editar uma MP (medida provisória), onde ele revoga três das quatro medidas que trancam a pauta de votações da Câmara dos Deputados, com a alíquota de 0,38%.
A decisão foi tomada nesta terça-feira durante reunião de líderes da base aliada, comandada pelo líder do governo na Câmara, José Múcio Monteiro (PTB-PE). Até ontem à noite, o governo evitava tomar essa posição, e o objetivo do governo é colocar a proposta em votação na noite desta quarta-feira, em sessão extraordinária da Câmara.
Na verdade, o governo federal tomou uma atitude já prevista por muitos, pois a CPMF teria uma difícil aprovação por meios tradicionais, e diante disso, nada melhor do que usar a forte e opressora máquina do Estado Federativo Brasileiro.
quinta-feira, 13 de setembro de 2007
Estamos de Luto!
Depois da vergonhosa absolvição do presidente do senado Renan Calheiros, declaro que estou de luto. Luto pelo senado brasileiro que está praticamente falecido pelo acontecimento de ontem, votação secreta, socos, confusão e comemoração da absolvição de uma quebra de decoro que já foi constatada e provada.
E quem é afinal o responsável de tudo isso?
No fundo, no fundo somos nós mesmos, que vulgarizamos a política e deixamos que nela permaneçam pessoas indignas de nossa confiança.
.
Quando tomaremos uma atitude e nos rebelaremos contra esses vermes corrosivos?
quinta-feira, 6 de setembro de 2007
Secretária do RS quer cortar gastos com a Educação!
Estudantes do Ensino Médio de uma tradicional escola de Porto Alegre (RS) fizeram uma manifestação ontem por causa de algumas providências tomadas pela Secretária de Educação, Mariza Abreu (acima na foto).
Os Estudantes ficaram o dia inteiro acampados em frente a escola e até dormiram por lá, com o apoio dos professores.
Mariza Abreu, quer ampliar o número de alunos por sala de aula, de 20 para 50, justificando como uma forma de melhorar a gestão financeira e os recursos humanos da secretaria, e ainda nos deixou uma frase: " Não há relação entre aumento de turmas com a taxa de aprovação e aprendizagem dos alunos".
Os alunos que prostetavam deixaram a escola no final da tarde de ontem, sem um grande êxito na manifestação, pois das 2.856 escolas, 745 já fizeram reorganizações, reduzindo cerca de 1.590 turmas, gerando mais desemprego para os professores e principalmente mais ensino ruim, deplorando a educação e consequentemente o futuro de todo o estado do Rio Grande do Sul.
Deixo aqui todo o meu apoio aos estudantes gaúchos.
quinta-feira, 30 de agosto de 2007
Dirceu Tenta Defesa!
O Ministro do STF Ricardo Lewandowski foi flagrado ontem por um jornalista da Folha falando no celular em um restaurante, na conversa, ele delatou que todos os ministros do STF votaram com "a faca no pescoço", ou seja, que todos estavam se sentindo acuados devido a pressão exercida pela mídia, e que a verdadeira intenção dos ministros era "amaciar para o Dirceu".
A partir desse fato, o ex-ministro José Dirceu tentou se defender hoje dizendo que estamos vivendo uma "ditadura da mídia", e que o caso dele terá que ser reavaliado pelo STF, pois um julgamento sob pressão não seria justo (na visão de Dirceu).
O que fica muito claro é que Dirceu não desiste, estamos todos cansados de saber da existência do mensalão e dos participantes do esquema, o que me surpreende a cada dia é a capacidade de argumentação e a falta de "vergonha na cara" do nosso ex-ministro, que tenta salvar a sua cabeça a qualquer custo.
quarta-feira, 29 de agosto de 2007
Quadrilha de Dirceu Responderá pelos Crimes
Todos os 40 denunciados pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, no escândalo do mensalão começam a responder agora por crimes como formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, peculato e gestão fraudulenta. A lista dos réus definida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) inclui os petistas José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e Sílvio Pereira, acusados de formar uma quadrilha que distribuiu pelo menos R$ 55 milhões entre aliados em troca de apoio ao governo.
O julgamento durou 35 horas, em cinco dias de sessões, e o Supremo ainda abriu processo contra os núcleos financeiro e publicitário da “organização criminosa”, integrados pelo empresário Marcos Valério, três sócios dele e quatro dirigentes do Banco Rural. Todos respondem por formação de quadrilha. O grupo teria prestado o serviço de distribuir o dinheiro do esquema a políticos - entre eles os ex-deputados Roberto Jefferson (PTB-RJ), Pedro Corrêa (PP-PE, José Janene (PP-PR) e José Borba (PMDB) e os deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP).
Essa quadrilha desviou e distribuiu pelo menos R$ 55 milhões, entre os 40 denunciados, e o mentor desta quadrilha não foi nada mais, nada menos que o José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil) em um ato que traiu 30 anos de uma luta em vão.
Vamos pensar na diferença que esse R$ 55 milhões fariam na educação, na saúde e na segurança do país, quantas casas populares não dariam para construir, quantos investimentos em saneamento básico, infra-estrutura (principalmente nas regiões mais carentes do nordeste) deixaram de serem feitos devido à esse desvio.
Aíme vem uma pergunta: Porque tanta luta em vão? O próprio José Dirceu foi preso político na época da ditatura, foi torturado e exilado do país, para chegar ao poder e manter uma corrupção que sempre existiu? E o nosso "querido" predisente Lula com seus intocáveis 48% de popularidade, não sabia de nada? Quanta hipocrisia para um presidente só ... Bom, se ele não sabe de nada, ele só nos deixa com a certeza de que é um presidente com o a pior assessoria da história, sendo extremamente hipócrita e incompetente até para escolher a sua equipe de trabalho.
O julgamento durou 35 horas, em cinco dias de sessões, e o Supremo ainda abriu processo contra os núcleos financeiro e publicitário da “organização criminosa”, integrados pelo empresário Marcos Valério, três sócios dele e quatro dirigentes do Banco Rural. Todos respondem por formação de quadrilha. O grupo teria prestado o serviço de distribuir o dinheiro do esquema a políticos - entre eles os ex-deputados Roberto Jefferson (PTB-RJ), Pedro Corrêa (PP-PE, José Janene (PP-PR) e José Borba (PMDB) e os deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP).
Essa quadrilha desviou e distribuiu pelo menos R$ 55 milhões, entre os 40 denunciados, e o mentor desta quadrilha não foi nada mais, nada menos que o José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil) em um ato que traiu 30 anos de uma luta em vão.
Vamos pensar na diferença que esse R$ 55 milhões fariam na educação, na saúde e na segurança do país, quantas casas populares não dariam para construir, quantos investimentos em saneamento básico, infra-estrutura (principalmente nas regiões mais carentes do nordeste) deixaram de serem feitos devido à esse desvio.
Aíme vem uma pergunta: Porque tanta luta em vão? O próprio José Dirceu foi preso político na época da ditatura, foi torturado e exilado do país, para chegar ao poder e manter uma corrupção que sempre existiu? E o nosso "querido" predisente Lula com seus intocáveis 48% de popularidade, não sabia de nada? Quanta hipocrisia para um presidente só ... Bom, se ele não sabe de nada, ele só nos deixa com a certeza de que é um presidente com o a pior assessoria da história, sendo extremamente hipócrita e incompetente até para escolher a sua equipe de trabalho.
domingo, 19 de agosto de 2007
Ninguém Aguenta!
A cima temos George Bush e Karl Rove, seu assessor conhecido também como cérebro do Bush e "flor do esterco", foi ele quem criou as estratégias para o governo de Bush, em toda a sua vida política. No último dia 13, Karl Rove anunciou a sua demisão e disse que deixará a Casa Branca ainda este mês. As demissões marcaram o segundo mandato de Bush, vários assessores do governo e pessoas que tinham papéis importantes dentro dele se demitiram, até o Tony Blair entra nesta lista. O motivo é óbvio, é o Bush e seu desastroso imperialismo no Iraque, o que está afundando o governo e a popularidade de Bush na lama com a aproximação das eleições, e nessa altura, abandonar o barco é o melhor remédio para não morrer afogado.
quarta-feira, 8 de agosto de 2007
Nossos Índios Passam Fome
Um dia após o Presidente Lula anunciar o fim da mortalidade infantil indígena por desnutrição em Dourados (MS), índios guaranis e caiuás invadiram no dia 01/08 um posto da Funai (Fundação Nacional do Índio) na cidade em protesto contra atraso na entrega de cestas básicas.
O atraso reclamado é de quatro meses, sim, quatro meses sem nenhuma cesta básica aos índios - e o presidente da nação vai a público dizer que resolveu o problema dos índios do Mato Grosso. Em protesto a essa situação, 50 líderes de tribos indígenas mantiveram quatro servidores da Funai como reféns por nove horas e após a negociação eles os soltaram. Mas, infelizmente 27 mil índios ainda passam fome, esperando há quatro meses pelas cestas básicas do governo.
O líder indígena guarani Renato de Souza, de 56 anos, que liderou o protesto, disse que "tem muita criança passando fome" no Estado.
sexta-feira, 3 de agosto de 2007
Metroviários Entram em Greve!
Os Metroviários de São Paulo entraram em greve neste dia 02 (quinta - feira) e a prorrogam para o dia 03, e nós paulistanos ainda não temos previsão de quando voltarão os serviços do metrô, principalmente na zona leste da cidade, onde uma parte das linhas de ônibus também entrou em greve. Os metroviários reivindicam o pagamento da participação dos lucros de 2007 de uma forma que seja igual à todos, pois o metrô se utiliza de uma estratégia que paga a participação dos lucros de acordo com o salário do metroviário, sendo isso uma injustiça, pois todos os funcionários colaboram de uma forma igualitária para os serviços prestados pelo Metrô. Mas a questão é:
Porque essa greve exagerada se o ano de 2007 ainda não acabou ?
Longe de mim tirar os motivos dos metroviários perante a greve (sou a favor dela), mas o problema que eles tiveram está no planejamento e na divulgação que fizeram desta vez. Essa greve está deixando os metroviários com uma imagem mercenária, suja, o que claramente não é a posição de Flavio Godoi, presidente do Sindicato dos Metroviários. Na verdade, os metroviários lutam por muito mais causas do que a da participação dos lucros de um ano que ainda nem acabou. Eles formam o principal movimento contra a emenda 3, que está sendo elaborado para transformar todos os trabalhadores em pessoas jurídicas, isto é, a pessoa é contratada como se fosse uma empresa, sem direito a férias, 13º salário, aposentadoria, etc, ou seja, isso é um verdadeiro atentado à vida do trabalhador, que terá que trabalhar até os últimos dias de vida, caso a emenda 3 seja aprovada. E é por isso que eu carrego um grande apreço ao movimento metroviáviário, que sempre lutou por toda a classe trabalhista, só que infelizmente eles cometeram erros estratégicos nesta greve, que poderá trazer sérios danos à imagem dos sindicatos e ao direito de greve do trabalhador.
terça-feira, 31 de julho de 2007
Governador da Paraíba é Cassado !!!
O Governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, acaba de ser cassado nesta segunda - feira pelo Ministério Público e pelo TRE da Paraíba. Cunha Lima foi acusado de abuso de poder político nas eleições de 2006, quando foi reeleito. Segundo o TRE-PB, a FAC (Fundação de Ação Comunitária), ligada à Secretaria do Desenvolvimento Humano do Estado, havia entregue 35 mil cheques à população durante a campanha eleitoral, sem que houvesse nenhuma lei que regulasse a distribuição, ou seja, com esses cheques ele comprou 35 mil votos (fora os votos influenciados por essas 35 mil pessoas).
O ex-governador Cunha Lima está querendo recorrer ao TSE para continuar no mandato, pois o gonerno da Paraíba ficará com o ex-senador José Maranhão, que ficou em segundo lugar nas eleições.
Casos como esse é muito raro de se ver, por isso eu achei de extrema importância o registro no blog, pois embora estejamos no país da pizza, esse fato veio para realçar que nem tudo está perdido.
O ex-governador Cunha Lima está querendo recorrer ao TSE para continuar no mandato, pois o gonerno da Paraíba ficará com o ex-senador José Maranhão, que ficou em segundo lugar nas eleições.
Casos como esse é muito raro de se ver, por isso eu achei de extrema importância o registro no blog, pois embora estejamos no país da pizza, esse fato veio para realçar que nem tudo está perdido.
quarta-feira, 25 de julho de 2007
Waldir Pires Sai do Ministério da Defesa
Waldir Pires (á esq.) deixa o Ministério da Defesa, quem o substituirá será Nelson Jobim (á dir.), ex-presidente do Supremo Tribunal Federal. O presidente Lula teve uma reunião com Waldir Pires esta manhã, onde foi decidido que o melhor seria que ele deixasse o ministério, o próprio Waldir Pires dois dias depois do acidente com o Airbus da TAM havia dito "estou pronto para sair", demonstrando que ele têm plena consciência da incompetência na administração do Ministério da Defesa.
Nelson Jobim assumirá o ministério da Defesa hoje às 16 hs e ele já recebeu total liberdade vinda do presidente Lula para executar qualquer alteração que desejar dentro do ministério, no qual será prontamente assessorado pelos ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Dilma Rousseff (Casa Civil). Antes tarde do que nunca, depois de 8 dias da tragédia com o avião da TAM, o governo federal decide tomar alguma providência em prol do caos aéreo, somente depois de dois acidentes fatais (Gol, no Amazonas e da TAM, em São Paulo).
Embora essa tomada de Decisão tenha sido feita tarde demais, temos que compreender o lado do Nelson Jobim, que foi super corajoso em aceitar o convite do presidente Lula, ele (Nelson) vai entrar para o ministério em meio a total pressão da política, da mídia e consequentemente da população, por isso temos que ter calma e consciência de que ele não irá desafogar o país dessa crise aérea de uma hora para outra, pois será preciso muito investimento, determinação e acima de tudo, opinião firme, para estruturar novamente o tráfego aéreo brasileiro.
Nelson Jobim assumirá o ministério da Defesa hoje às 16 hs e ele já recebeu total liberdade vinda do presidente Lula para executar qualquer alteração que desejar dentro do ministério, no qual será prontamente assessorado pelos ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Dilma Rousseff (Casa Civil). Antes tarde do que nunca, depois de 8 dias da tragédia com o avião da TAM, o governo federal decide tomar alguma providência em prol do caos aéreo, somente depois de dois acidentes fatais (Gol, no Amazonas e da TAM, em São Paulo).
Embora essa tomada de Decisão tenha sido feita tarde demais, temos que compreender o lado do Nelson Jobim, que foi super corajoso em aceitar o convite do presidente Lula, ele (Nelson) vai entrar para o ministério em meio a total pressão da política, da mídia e consequentemente da população, por isso temos que ter calma e consciência de que ele não irá desafogar o país dessa crise aérea de uma hora para outra, pois será preciso muito investimento, determinação e acima de tudo, opinião firme, para estruturar novamente o tráfego aéreo brasileiro.
segunda-feira, 23 de julho de 2007
Infraero Assume Risco e Fecha Congonhas
Decidiram agora ás 11:26 fechar o aeroporto de congonhas devido a chuva que está caindo na cidade de São Paulo. A quantidade da lâmina de água aumentou e os riscos de aquaplanagem aumentaram muito, deixando o aeroporto em estado de risco para pousos e decolagens. Essa medida preventiva da Infraero reflete a preocupação que ela está tendo depois do acidente com o avião da TAM, pela reforma que foi mal efetuada na pista de Congonhas, onde não fizeram o "grooving" da pista, o que serve justamente para que não acumule água na pista para deixá-la segura para o tráfego de aviões.
Em relação a declaração do presidente Lula na última sexta, foi sensato dizendo que qualquer avaliação antes da apuração dos fatos será apressada, mas o que não se pode esquecer é que os aeroportos brasileiros não ficaram em meio a um caos do dia para noite, essa situação é vinda de anos sem investimento desde o governo do Fernando Henrique se estendendo até a era Lula, onde os investimentos nos aeroportos de todo o país foram precários, chegando a um vergonhoso estado de risco nos dias de hoje.
sexta-feira, 20 de julho de 2007
Enquanto isso, nos bastidores do poder ...
Temos acima, o acessor especial de Lula, Marco Aurélio Garcia e Bruno Gaspar (acesor de Garcia) após assistirem a notícia do Jornal Nacional de ontem, onde informava que o avião da TAM que se chocou com o prédio da TAM Express matando mais de 180 pessoas, estava com um defeito técnico. A nítida impressão que essas imagens nos deixa é de que eles estavam comemorando por ter mais um lugar para jogar a culpa, tudo para livrar o governo Federal das suas responsabilidades. Nada de anormal para um presidente que uma manhã após o maior acidente aéreo da América Latina, foi retirar um terçol, invés de ir a público prestar uma satisfação à toda a população amedrontada e horrorizada com o caos aéreo.
Surgiu um boato de que o Presidente Lula irá demitir o Ministro da Defesa Waldir Pires, e deixar o vice-presidente José Alencar assumir o ministério. Mas só agora? Estamos nessa crise aérea há anos e nenhuma decisão de prevenção foi tomada antes de acontecer essas tragédias... E isso só prova que o governo Lula está sendo totalmente reativo e incapaz de administrar os órgãos públicos. Mas de acordo com o nosso Ministro da Fazenda Guido Mantega, é tudo culpa do crescimento econômico, mas ele também se esqueceu de salientar o crescimento da irresponsabilidade e da desordem dos órgãos públicos brasileiros.
quarta-feira, 18 de julho de 2007
Um Triste Espelho da Realidade dos Céus Brasileiros
Mais uma tragédia, mais uma vergonha, mais um pesar. Ontem aconteceu o que muitas pessoas já previam, um avião da TAM não conseguiu frear na pista do aeroporto de congonhas e acabou se chocando contra o prédio da TAM Express, depois de cruzar a Avenida Washington Luís, em São Paulo, deixando mais de 180 mortos.
Há muito tempo em que o tráfego aéreo do país está um caos, falta controladores, falta infra-estrutura e falta investimento, e em menos de 10 meses acontecem dois acidentes aéreos sem nenhuma chance de sobrevivência dos passageiros à bordo. Antes era uma vergonha nacional, hoje, um terror. A Infraero tinha á disposição uma verba de R$ 530 milhões de reais para invertir no aeroporto de Congonhas e uma dúvida:
Onde investir esse dinheiro? As alternativas: A pista ou o terminal. E o que a Infraero escolheu? O terminal. A infraero decidiu investir no terminal porque o número de passageiros aumentou muito nos últimos anos, mas, se o número de passageiros aumentou, logicamente o número de vôos também aumentou, e ela não achou necessário investir na pista que estava em condições precárias? Será que nenhum ser pensante teve esse reciocínio lógico na hora da tomada de decisão?
Pelo que vimos nessa terça-feira ás 18:50 (horário do choque do avião) não. A Infraero prefiriu optar pelo terminal para conseguir mais contratos com as empreiteiras e consequentemente desviar mais dinheiro público para os cofres privados. Além do mais, para que que se precisa de "grooving" (efeito usado nas pistas dos aeroportos para prevenir o acúmulo de água na pista, agindo como um anti-derrapante para o avião) quando temos um belo e enfeitado terminal para passageiros?
Terminal é a palavra. Terminal é o estado das vítimas do acidente que nem conseguiram chegar até o Terminal do aeroporto (triste paradoxo). Terminal é a inóspita e deplorável frase da nossa ministra do turismo, Marta Suplicy. Terminal é o estado da minha esperança. Terminal é a situação em que chegamos.
E só o que nos resta é esperar para mais um breve circo e depois nunca mais ouvirmos falar no caso, como no acidente da Gol em setembro do ano passado. Tudo sempre é facilmente esquecido pela grande mídia, e não por acaso, todos abafam ao máximo as evidências para conformar um grande número de brasileiros que são facilmente influenciados pela grande mídia, e isso só acontece porque há um grande interesse dos poderosos de manter a coisa assim.
E nós? O que nos resta?
.
Lamentar, arquivar e se rebelar.
Assinar:
Postagens (Atom)